quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

História da Filosofia (PARTE I)

Geralmente alguns alunos falam que estudar História é "coisa sem futuro" porque a História trata de coisas que já aconteceram e que "não interessam mais". Se dizem isso sobre a História Humana que narra guerras, transformações sociais, entre outras coisas, imagino o que dirão sobre nosso assunto de hoje: A HISTÓRIA DA FILOSOFIA.
Comumente VOCÊS dizem que a Filosofia é chata e que não é interessante estudar o que os gregos antigos pensavam sobre o mundo. Porém hoje eu trago alguns dos VÁRIOS motivos para estudarmos a Filosofia e sua História.
Eis alguns desses motivos:
  • A História serve para entendermos o porquê do nosso presente ser como é, ou seja, ao olharmos para trás compreendemos o que está a nossa frente. Perguntas como "por que há tantas guerras no Oriente Médio?", ou "por que os negros são minorias étnicas?", podem ser compreendidas e respondidas através de uma análise história (ex: ao estudarmos a colonização vemos que os negros foram escravizados, submissos aos brancos... daí tiramos toda uma conclusão histórica sobre sua situação no mundo hodierno);
  • O estudo da História da Filosofia tem a finalidade de nos situar acerca das teorias sociais que temos hoje. Podemos saber quem criou tal solução filosófica, como surgiram os problemas sobre moralidade, sobre ética... Alguém sabe como surgiu a política? Por que temos alguém para nos representar (a presidente, por exemplo)? Por que existem aqueles que mandam e aqueles que obedecem? Enfim, a História da Filosofia nos leva ao encontro de tais respostas, entre outras que por ventura venham a surgir;
  • A História nos oferece a possibilidade de compreender as sociedades do passado! E a História da Filosofia nos permite compreender essas sociedades, as atuais, e as transformações existentes entre elas. Por que para a nossa sociedade fazer aborto é crime e para a sociedade chinesa isso pode ser até um dever do cidadão? A História da Filosofia nos ajuda a entender essas disparidades sociais.
Um anime intitulado Samurai Champloo é ótimo para entendermos como a História nos ajuda a entender o presente a partir do passado:
Nesse anime é contado a estória de uma moça e dois rapazes que começam uma jornada em busca do samurai que cheira como girassóis. O interessante é que apesar da estória se passar no Japão Antigo (período Edo), há elementos contemporâneos como o Hip Hop, por exemplo. Nesse anime podemos fazer uma questão filosófica: é possível um anime ensinar os jovens não-japoneses sobre a História do Japão de forma inconsciente, uma vez que cada episódio trata um aspecto da cultura japonesa tradicional? 
Bom, deixando as hipóteses de lado e voltando a História da Filosofia, vamos ver os períodos da Filosofia e suas respectivas características.
Como já cansei de falar o primeiro período é o PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO caracterizado pela busca da compreensão do Universo e dos fenômenos da natureza. Daí os primeiros filósofos serem conhecidos como filósofos pré-socráticos ou  filósofos da natureza. Podemos citar, dentro desse contexto:  Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito. Também temos presente nesse momento Pitágoras com "a idéia de que tudo preexiste à alma, já que esta é imortal". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário