domingo, 26 de fevereiro de 2012

AULA DO 2° E 3º QI: O CONHECIMENTO NO SÉCULO XVII: A CIÊNCIA DE GALILEU GALILEU

(Galileu é o representante nato do espírito do cientista moderno, pois suas investigações eram compromissadas com a observação e com a experimentação.)

Foi em Pisa que Galileu Galilei nasceu, exatamente no ano de 1564. E também foi nessa cidade italiana que ele começou seus estudos e mais tarde virou professor de matemática. Depois que lecionou em Pisa, foi para Pádua onde ficou dando aulas por dezoito anos. Toda sua trajetória intelectual foi marcada pela crítica à filosofia de Aristóteles.

OBS: Até o século XIX não havia distinção nítida entre ciência e filosofia e isso possibilitou afirmar que Galileu não só foi importante para o nascimento da ciência moderna, mas também contribuiu bastante com o discurso filosófico.

Galileu foi reconhecido pelas observações que fez sobre o movimento de um candelabro na catedral (essa observação o permitiu refutar a tese de Aristóteles que relacionava a velocidade da queda de um corpo com seu peso), onde percebeu que a quantidade de tempo gasto pelo balanço de um pêndulo está relacionada ao seu tamanho, e não ao seu peso, como pensava Aristóteles.
O que torna Galileu "o cara" é que ele ousou, num período onde ninguém mais seria capaz de ousar, afirmar que não existia no mundo autoridade maior que as descobertas da razão e que em momento algum as pesquisas científicas deveriam sofrer qualquer tipo de interferência em sua busca pela verdade.
Mas justamente em uma dessas buscas pela verdade Galileu revolucionou a ciência e foi condenado a prisão perpétua. Existia um instrumento chamado "luneta" que foi inventado na Holanda e que Galileu aprimorou e com ele possibilitou novas descobertas relativas aos corpos lunares, como por exemplo a descoberta de que a Lua não era uma esfera cristalina, mas era rugosa, cheia de crateras e montes, e que o planeta Vênus (assim como a Lua) tem fases.
Esse instrumento junto com várias observações e experimentos  permitiu a Galileu averiguar que os planetas se movem ao redor do Sol e sendo assim nosso planeta Terra não seria o centro do Universo, mas sim o Sol. Essa conclusão batia de frente com duas grandes teorias oficiais defendidas pela Igreja: a cosmologia de Aristóteles e o modelo geocêntrico ptolomaico.
E como era de se esperar, a Igreja não deixou essas descobertas e afirmações de Galileu passarem impunes. Em 1616 o cardeal Roberto Bellarmino ordenou que a teoria de Copérnico não fosse mais defendida por Galileu, mas ele em 1632 publicou a obra Diálogo e com ela defendeu ainda mais suas ideias. Porém no ano seguinte ele foi condenado pela Inquisição como "veemente suspeito de heresia" e obrigado a negar suas descobertas.

Reza a lenda que Galileu não querendo perder a vida, negou tudo e prometeu não mais defender nem divulgar a ideia de que a Terra se move, porém, depois de se retratar e se afastar da mesa, ele disse em voz baixa: "no entanto, ela se move". 

VAMOS VER O VÍDEO GALILEU A BATALHA PELO CÉU E DEBATER SOBRE ESSE GÊNIO: http://youtu.be/On9Wn96BETE (Parte 1) http://youtu.be/Vj57dPL11-U (Parte 2) http://youtu.be/PA8uvGY0fsc (Parte 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário