terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dica de filme - O menino do pijama listrado

Todos nós já ouvimos falar do Nazismo, do Holocausto, de Hitler... Entretanto, não paramos para refletir o que realmente aconteceu nesse horroroso período que se estendeu de 1933 a 1945. Imaginemos o que era ser um judeu alemão vivendo num país onde "todos" queriam te executar? Ver seus amigos, seus filhos, sua mulher, seu esposo, seus pais, todos que você conhecia e amava sumindo, sendo assassinados - muitas vezes na sua frente - e você sem poder fazer nada? Imaginemos sermos retirados a força de nossos lares, separados dos que amamos, tendo o cabelo raspado, tratados como inferiores até dos animais, confinados pelados com gente que nunca havíamos visto na vida, e vivendo fugindo, quando capturados, a base de tortura, à pão e água - quando era dado - e sempre com a presença do medo da morte?
Tempos sombrios esses...
Como pôde o homem exterminar a sua própria espécie? Thomas Hobbes estava certo ao afirmar na obra "O Leviatã" que "o homem é o lobo do próprio homem". Nós nos caçamos, nos matamos e das formas mais cruéis possíveis.

Esse filme traz a visão inocente das crianças que presenciaram esse terrível momento:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode vê uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Vale a pena assistirmos. É um filme emocionante, mas que não deixa de ser ficção. A realidade, eu creio, foi bem pior, dolorosa, sobria e repudiante.
Apesar de grandes esforços nunca vou conseguir  pensar o que esses milhões de judeus, homossexuais, negros, entre outros, passaram na verdade. Sempre será uma simples aproximação desse tempo ruim.

ALGUMAS IMAGENS DESSE PERÍODO COMANDADO POR ADOLF HITLER (maior adepto das teorias racistas)












Nenhum comentário:

Postar um comentário